Número total de visualizações de páginas
terça-feira, 16 de outubro de 2012
O Movimento Viver o Concelho retomou os seus encontros mensais e, com a colaboração do Eng.º Agrónomo Marco Jerónimo, realizou no dia 21 de setembro mais uma conferência, desta feita, subordinada ao tema “Agricultura de Pequena Escala – mais sustentável, nutritiva e melhor para a saúde”. A sessão teve lugar na sede da Junta de Freguesia de Nossa Sª do Pópulo e provou, mais uma vez, que o tema “agricultura sustentável” continua a revelar-se de grande interesse para os cidadãos, conforme se pôde constatar pelo número de participantes.
A palestra teve início com uma breve retrospetiva histórica do desenvolvimento da agricultura nos países mais desenvolvidos, desde a década de 50 do século passado até aos dias de hoje.
Pretendeu-se explicar qual a diferença entre agricultura de larga escala intensiva, que tal como o nome indica, faz uso intensivo dos meios de produção (pesticidas e fertilizantes) e de combustíveis fósseis com predomínio da monocultura, e agricultura de pequena escala que geralmente adere aos princípios de um modo de produção mais sustentável e de maior biodiversidade.
Debateu-se a problemática do excessivo uso dos pesticidas sintéticos e fertilizantes “do campo até ao nosso prato”, e quais as consequências que podem ter ao nível da degradação ambiental, social e na nossa saúde.
Deu-se a conhecer aos presentes os principais Modos de Produção Agrícola existentes na União Europeia e em Portugal e quais as vantagens de uns em relação aos outros.
Neste contexto, o técnico apelou a um consumo consciente e exigente, responsável e criterioso, por parte dos presentes, como resposta à cada vez maior preocupação com um desenvolvimento humano mais sustentável, que não comprometa a nossa qualidade de vida, a das futuras gerações e preservação do nosso planeta.
Com uma grande participação e uma verdadeira "aula" transmitida com entusiasmo e convicção sobre a Agricultura de Pequena Escala –
- Mais Sustentável;
- Mais Nutritiva;
- Melhor para a saúde.”
Durou até bem tarde este encontro, todos aprendemos muito e ficámos com certeza consumidores mais conscientes e responsáveis.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário