Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Hoje não houve “21 às 21”...

No quarto ano consecutivo em que a Associação MVC-Movimento Viver o Concelho, realiza este encontro mensal, fez uma interrupção durante a Campanha Eleitoral das Autárquicas 2013, hoje seria o dia de o reiniciar, mas vamos realizar uma Assembleia Geral esta semana e em Novembro o "21 às 21" estará de volta!
O papel destes eventos, prende-se sobretudo com a “Missão” de alertar, de educar, de informar e de fazer com que não fiquemos adormecidos, nesta letargia de conformismo, e passividade que parece ter atacado o povo português, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais conscientes, mais activos e participativos na nossa sociedade.
As trevas da ignorância parecem pairar sobre o Mundo. Foi sempre a ausência de sabedoria e de conhecimento, que levaram às maiores crises vividas pela humanidade e são de novo o factor da estagnação deste Mundo. Só por ignorância e claro muita ganância, se pode colocar o parecer de uns “iluminados”, movidos a “ouro” ou a “petro-dolares”, a governar este Mundo que nos foi oferecido pleno de beleza e de riquezas naturais, onde os recursos chegariam para todos!... Este Mundo que se vê hoje ameaçado pela manipulação de um punhado de poderosos, que tentam lavar consciências e simultaneamente se vendem aos interesses do grande capital internacional, promovendo o reaparecimento da pobreza estrema onde parecia já não ser possível.
Claro que temos a consciência de que não serão estas acções que poderão mudar o Mundo, mas temos também a certeza de que se mudarmos alguma coisa à nossa volta, contribuiremos para mudar o todo. 
Se cada um conseguir mudar-se um pouco a si mesmo, tornando-se um cidadão mais interventivo, mais atento, mais participativo, sem medos, nem constrangimentos, intervindo activamente no seu dia a dia, e dando exemplo de uma outra forma de estar e de agir, defendendo direitos e deveres, não se conformando e reclamando quando tem razão. 
Conscientes pois, de que todo o “Mundo é composto de mudança”, e de que teimaremos sempre em acreditar que "o Sonho comanda a Vida", vamos continuar a tentar cumprir o objectivo a que nos propusemos em 2009, com o nosso encontro mensal “21 às 21”.